ECOLOGIA GERAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL


“O 1º Subgrupamento Independente de Bombeiro Militar localizado no município de Itabaiana, no Agreste Central de Sergipe, foi chamado no Inácio da tarde deste domingo (19), para combater um incêndio no Parque Nacional da Serra de Itabaiana, que é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes (ICMBIO). No local também fica o Parque dos Falcões, que é muito visitado por turistas. No início da noite as chamas podiam ser vistas da capital, que está a mais de 50 quilômetros da serra. Elas atingiram o topo da serra e segundo informações passadas pela equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que esteve no local para ajudar na avaliação das proporções do incêndio, fica muito próximo a área das antenas.” 

(Disponível em: http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2017/02/incendio-atinge-parque-nacional-da-serra-de-itabaiana.html)

O incêndio relatado no trecho acima destruiu, em fevereiro de 2017, parte de uma área total de 8.024,79 hectares de mata atlântica. Porém, após a perturbação o ecossistema busca voltar ao seu equilíbrio, passando por diversas etapas até atingi-lo. Neste caso, este processo é denominado:




  • Seres.
  • Biocenose.
  • Clímax.
  • Sucessão ecológica primária.
  • Sucessão ecológica secundária.