TAXONOMIA E MORFOLOGIA DOS SERES VIVOS


Leia: “A lenda do boto”

De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios amazônicos nas noites de festa junina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo, alto e forte jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Vai a festas e bailes noturnos em busca de jovens mulheres bonitas. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto. 

 

O boto cor-de-rosa é considerado amigo dos pescadores da região amazônica. De acordo com a lenda, ele ajuda os pescadores durante a pesca, além de conduzir em segurança as canoas durante tempestades. O boto também ajuda a salvar pessoas que estão se afogando, tirando-as do rio.

Retirado de: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm Acesso em: 11/04/16

 

Seguindo os conceitos da classificação biológica, baseada na evolução natural, o boto-cor-de-rosa possui um MAIOR grau de parentesco com:




  • um peixe, por apresentar hábitos aquáticos.
  • um cão, por ser mamífero.
  • uma galinha, por apresentar coração com 4 cavidades.
  • um tubarão, por apresentar dentes e escamas semelhantes.
  • um pinguim, por apresentar temperatura corporal constante.