ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA


“As ligações em estruturas metálicas são constituídas por dois tipos de componentes: os elementos de ligação e os dispositivos de ligação.

Os elementos de ligação são componentes que facilitam ou que permitem a transmissão dos esforços gerados na estrutura, entre estes elementos têm-se os enrijecedores, as placas de base, as cantoneiras de assento, as chapas de nó (ou chapas de gusset), as cobrejuntas de alma e de mesa, entre outros.

Os dispositivos de ligação são os componentes que proporcionam a união entre os elementos de ligação e as partes da estrutura que se deseja conectar, entre estes componentes têm-se as soldas e os conectores. Esses conectores, de uma maneira geral, são divididos em parafusos comuns e de alta resistência, rebites e barras rosqueadas”.

Fonte: VALENCIANI, V. C. Ligações em estruturas de aço. São Carlos, 1997, 309p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 1997.

 

Com base nas informações apresentadas e estudadas,  classifique as afirmativas, marcando com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso.

 

A seguir assinale a alternativa correta.

 

(  ) Os rebites são instalados a frio durante a execução de uma ligação.

(  ) Os parafusos comuns são muito utilizados e atuam em uma ligação apresentando resistência ao corte.

(  ) Os parafusos de alta resistência têm uso específico, principalmente quando é necessário o uso do atrito entre as chapas para realizar o dimensionamento.

(  ) Nos parafusos que são aplicados esforços de tração, ou protendidos, devido ao aperto por meio de porcas e arruelas são parafusos que não suportam o esforço de corte.

(  ) Os rebites são conectores resistentes ao corte e permitem a considerar na ligação ao atrito das chapas para o dimensionamento.

 




  • V, F, F, V, F.
  • F, V, V, F, V.
  • V, F, F, V, V.
  • F, V, F, V, F.
  • F, V, V, F, F.