MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
O trajeto a ser percorrido pelo caminhão-betoneira deve ser preparado, seja dentro do canteiro ou fora dele, para evitar atrasos e perda do concreto. Analise as afirmações referentes à essa situação.
I) Nas obras urbanas, o acesso para o caminhão-betoneira deve permitir manobras do caminhão seguinte, de forma que a continuidade não seja prejudicada. Prever local próximo do canteiro para estacionar o caminhão que estará esperando para descarregar. É necessário sinalizar as manobras dos caminhões com a colocação de cones refletivos, fitas e luzes de sinalização, quando for o caso.
II) Quando utilizar concreto bombeado, prever os acessos e local de estacionamento para os caminhões e a bomba. O estacionamento para dois caminhões-betoneira, próximo à bomba, a fim de manter o fluxo contínuo de bombeamento.
III) Antes da descarga do caminhão é necessário fazer uma avaliação da quantidade de água do concreto, verificando se a consistência está de acordo com o que foi especificado na nota fiscal (pedido). A falta de água torna o concreto menos trabalhável, podendo criar ninhos de concretagem (bicheiras) e água em excesso reduz a resistência do concreto.
IV) A consistência é avaliada pelo ensaio de abatimento ou também chamado de Slump Test, que tem como objetivos de determinar da trabalhabilidade e controlar a quantidade de água adicionada no concreto fresco. A simplicidade deste ensaio o consagrou como o principal controle de recebimento do concreto na obra. Embora limitado, expressa a trabalhabilidade do concreto através de um único parâmetro: abatimento.
V) Não se deve esperar o caminhão-betoneira chegar na obra primeiro e depois organizar a equipe e equipamentos.
Em relação às afirmações acima: