MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
A seguir um trecho do artigo técnico do Centro Técnico de Elaboração do Vidro da Saint-Gobain: “As propriedades dos materiais são ditadas pelo tipo de ligações interatômicas, pela microestrutura e pelos defeitos. Devido à vastíssima, quase infinita, faixa de composição química dos vidros, onde a maioria dos elementos da tabela periódica pode ser incorporada, estes apresentam uma ampla variação de propriedades mecânicas, óticas, térmicas, elétricas e químicas. As cerâmicas (materiais cristalinos) também englobam uma vasta faixa de propriedades, e até nossa intuição pode falhar em distinguir um vidro de uma cerâmica. Várias cerâmicas são transparentes e vários vidros são opacos! Somente técnicas experimentais avançadas, como a difração de raios-X, podem realmente diferenciar vidros de cerâmicas?” Em relação ao vidro, considere as afirmações.
I) O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro distingue-se de outros materiais por várias características: não é poroso nem absorvente, é ótimo isolante.
II) Para reduzir a solubilidade dos vidros de silicatos alcalinos mantendo-se a facilidade de fusão, são incluídos na composição, fluxos estabilizantes no lugar de fluxos alcalinos. O óxido estabilizante mais utilizado é o de cálcio, muitas vezes junto com óxido de magnésio. Estes vidros são comumente chamados de sodo-cálcicos. Eles compreendem, de longe, a família de vidros mais antiga e largamente utilizada. Vidros sodo-cálcicos foram usados pelos antigos egípcios, enquanto hoje em dia constituem a maior parte das garrafas, frascos, potes, janelas, bulbos e tubos de lâmpadas.
III) Os componentes do vidro são a sílica (SiO2) que é a matéria prima básica (areia) com função vitrificante, o potássio (K2O), a alumina (Al2O3) que aumenta a resistência mecânica, o sódio (Na2SO4), o magnésio (MgO) que garante resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas de temperatura e aumenta a resistência mecânica e o cálcio (CaO) que proporciona estabilidade ao vidro contra ataques de agentes atmosféricos.
IV) Um dos principais vidros óxidos é o de borossilicato que tem baixa expansão, boa resistência ao choque térmico e tem uso na indústria química.
V) Um dos principais vidros óxidos é o plúmbico ou de chumbo, que é fundido facilmente, tem boas propriedades elétricas e é usado em lentes e vidros “cristal”.
Quanto às afirmações acima: