ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PROCESSOS GERENCIAIS


Um empresário chegou a conclusão de que precisa investir numa nova maneira de recompensar seus colaboradores que não seja somente através do salário mensal. Dessa forma, ele começou a estudar teorias e técnicas de gestão de pessoas com intuito de encontrar, com auxílio do seu departamento de RH, a melhor maneira de criar uma política adequada de recompensa para os seus colaboradores. Ele descobriu que Skinner, psicólogo da teoria cognitiva comportamental, tem relação direta com o sistema de recompensas que ele queria adotar, pois Skinner dizia que o comportamento do ser humano é determinado pelas suas consequências, o que ele chamava de reforço positivo. O reforço positivo se fundamenta em 2 princípios básicos: as pessoas desempenham suas tarefas de forma a obter as maiores recompensas; e as recompensas recebidas agem no sentido de reforçar cada vez mais a melhoria do desempenho.

CHIAVENATO, I. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. 5 ed. São Paulo: Manole, 2015 (adaptado).

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – Dentro da abordagem determinista tratada acima, o reforço positivo é diretamente focado nos resultados almejados. As teorias do reforço positivo partem do pressuposto de que as pessoas se comportam de maneiras diferentes.

PORQUE

II – Um tipo de desempenho é sempre recompensado ou porque se um padrão de desempenho foi alguma vez recompensado ele deve ser repetido para que a recompensa também se repita.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
  • As asserções I e II são proposições falsas