O PROJETO COLONIZADOR NO BRASIL


A estrutura de vida, os costumes, os valores sociais e, principalmente, a mentalidade popular sofrem considerável influência das transformações de ordem econômicas. A mão de obra preferida, a organização urbana e os avanços na cultura, igualmente, podem sofrer o peso da economia. Assim sendo, pode-se concluir que várias modificações ocorridas na intimidade do cotidiano colonial, foram provocadas e podem ser atribuídas à produção do ouro que marcou o século XVIII. Entre elas podem ser destacadas:




  • a produção de alimentos é ampliada e potencializada, a integração de territórios novos através da criação de gado de corte e deslocamento do eixo econômico para o sul.
  • a expansão do tráfico de escravos negros africanos e a, consequente deterioração das relações  políticas e econômicas com a Inglaterra.
  • o respeito aos grupos de preservação das tradições indígenas, o declínio da produção cacaueira e a introdução de camponeses japoneses em território paulista.
  • um surto de industrialização e urbanização da região Norte, o que justifica o grande afluxo de mão-de-obra livre e imigrante para a região.
  • o fortalecimento da indústria paulista, a cafeicultura no Vale do Paraíba e a e a agroexportação de grãos em Minas Gerais.