COLONIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DAS AMÉRICAS


A Guerra Civil norte-americana teve fim em 1865 e, com ela, a escravidão em todo o país, influenciada pelo então presidente Abraham Lincoln. A partir daí teve início um longo período de racismo e segregação dos negros no país que persiste, em certa medida, até os dias atuais.

Com base em suas leituras, analise as afirmativas a seguir, sobre o contexto que permitiu a abolição da escravidão nos EUA no século XIX e sua influência com a situação do negro na sociedade americana da época:

 

I - O trabalho escravo era amplamente utilizado pelos estados do Norte, com uma economia fundada nos latifúndios e na exportação. Por este motivo defendiam a manutenção do sistema escravista. 

II - Os Estados do Sul tinham uma economia fundada na mão-de-obra livre e assalariada e no mercado interno, não dependiam do trabalho escravo. Por isso defendiam a abolição.

III - O legado da Guerra Civil acabou sendo a transmissão para o negro de uma condição ambígua: a de não ser nem escravo nem cidadão. 

IV - Os negros norte-americanos passaram a viver como “um cidadão de segunda classe” numa sociedade que, desde o século XVIII, tinha se manifestado a favor da proposta de que “todos os homens eram criados iguais”.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 




  • III e IV.
  • I e IV.
  • I, II e III.
  • I, II, III e IV.
  • I, III e IV.