COLONIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DAS AMÉRICAS


Leia com atenção:

 

"É uma idéia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação em que todas as partes sejam unidas entre si e em conjunto por um mesmo elo. [...] Mas não é possível porque climas distintos, diversidade de situações, interesses opostos, a dessemelhança de caracteres dividem a América." (Simon Bolivar, Carta da Jamiaca, 1815).

 

Na citação acima, Simón Bolívar afirma que a união dos Estados nacionais latino-americanos não seria possível porque "interesses opostos dividem as Américas". Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos grupos que partilhavam desses interesses opostos:

 




  • a monarquia inglesa, que já havia recolonizado os países da América Central e buscou apoio das oligarquias contra o bolivarismo.
  • os estados da América Central, que formavam a Grã-Colômbia e não desejavam que os demais países firmassem uma nova união política.
  • as oligarquias agrárias, por seu desejo de exercer o poder político local, às quais não interessavam a unificação da América Latina.
  • os Estados Unidos, que impuseram um neocolonialismo aos países latino-americanos e apoiaram uma nova intervenção espanhola no continente.
  • os monarquistas liderados por San Martin, que desejava criar uma confederação no Rio da Prata e divergiam do projeto republicano.