Nos estudos de casos e controles, temos a seleção de pessoas que possuem a doença (casos) e dos indivíduos que não possuem a doença (controles). Ambos os indivíduos participarão da pesquisa, porém, em grupos distintos. No desfecho da pesquisa, o pesquisador pode determinar apenas as estimativas de risco relativo ou Odds ratio. É correto afirmar sobre os estudos de casos e controles:
Nesse tipo de estudo se propõe levantar as questões sociais da comunidade por meio da manipulação da variável que se pretende medir no grupo das pessoas que possuem a doença (casos).
O delineamento desse estudo é do tipo transversal, no qual o pesquisador deseja coletar informações sobre as diferenças entre os dois grupos em um único momento.
Esse tipo de estudo é realizado com pessoas que ainda não possuem a doença, mas possuem grande probabilidade de adquiri-la.
Os indivíduos sadios são agrupados aleatoriamente nos grupos que são compostos por participantes expostos a um fator de risco ao qual o pesquisador quer acompanhar o desfecho acerca dessa exposição.
Apesar do pesquisador obter um único desfecho, ele poderá determinar vários fatores de risco, o que permite a geração de outras hipóteses que poderão ser testadas futuramente.