MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA


Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Dermatofitose da pele e unhas (micoses)

O que são? Como são?

A dermatofitose (micose) é causada por um grupo de fungos denominados dermatófitos, que podem infectar a pele e unhas. A micose de pele, também chamada popularmente de “impinge”, caracteriza-se por placas de bordas elevadas e avermelhadas formando círculos. São bastante pruriginosas (coçam), e podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive no couro cabeludo.

Quando atingem as unhas, são chamadas de onicomicoses, e clinicamente podem se apresentar como um espessamento ou descolamento da unha a partir de sua parte mais externa e, nos casos mais avançados, podem acometer as 20 unhas. Uma apresentação quase sempre relacionada com a infecção pelo HIV é a chamada leuconíquia proximal (unhas brancas), que são placas esbranquiçadas por baixo das unhas localizadas perto da matriz. Alguns indivíduos podem apresentar infecção concomitante por Candida ou bactérias. Nestes casos, normalmente temos inflamação do tecido ao redor da unha, com dor local, característica conhecida popularmente por “unheiro”.

As micoses de pele quando restritas a pequenas lesões podem ser tratadas com antifúngicos tópicos em forma de creme ou loção. Nas lesões extensas ou causadas por fungos resistentes devemos utilizar os antifúngicos sistêmicos (nestes casos podemos acrescentar a terbinafina aos anteriormente citados).

Fonte: Disponível em: http://www.derm.com.br/324/micoses-dermatofitoses/. Acesso em: 12 set.2016.

Entre as micoses, conhecidas por tinhas estão as micoses interdigitais ou pé-de-atleta e as tinhas da barba e do couro cabeludo que promovem queda da barba e do cabelo, respectivamente. Para o tratamento, usam-se medicamentos antimicóticos e nesse caso, o diagnóstico laboratorial é realizado:




  • pelo exame macroscópico do material coletado, sejam escamas da pele.
  • pelo exame macroscópico do material coletado, exclusivamente dos pelos.
  • pelo exame microscópico do material coletado, sejam escamas da pele, pelos ou fios de cabelo.
  • pelo exame microscópico do material coletado, exclusivamente dos fios de cabelo.
  • pelo exame microscópico do material coletado, exclusivamente das escamas do cabelo.