MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA


Na abordagem das doenças infecciosas, ao falarmos em parasitos, imediatamente pensamos nos vermes e nos protozoários que parasitam o intestino do homem ou de animais. No entanto, as bactérias vírus e fungos causadores de doenças podem também ser considerados parasitos, porque durante a infecção, vivem às custas do organismo infectado. De fato, o ponto crucial na relação de parasitismo é que o parasito depende do hospedeiro para viver.

Considerando a relação desarmônica interespecífica - parasitismo - , podemos afirmar que trata-se de:




  • um tipo de interação caracterizada por espécies que vivem a expensas de outra, atacando-a diretamente e afetando-a desfavoravelmente, porém, dependendo dela para sua sobrevivência.
  • uma interação em que apenas um dos indivíduos associados é beneficiado, sendo que o outro não obtém vantagem e nem prejuízo.
  • uma interação, em que uma espécie é eliminada pela outra, geralmente pela liberação de uma substância tóxica. Em ecologia vegetal, essa interação é conhecida como alelopatia. O amensalismo também é conhecido como antibiose ou antagonismo.
  • um tipo de interação que traz benefícios para as espécies envolvidas, ou seja, um indivíduo não consegue sobreviver sem o outro.
  • uma interação definida como o ato de um animal consumir outro organismo para dele alimentar-se, normalmente envolvendo a morte da presa. Existem várias categorias de predadores.