CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


 

O tratamento da água

 

A água é um bem precioso muito utilizado para o consumo humano. Além de suas aplicações no preparo de alimentos, higiene pessoal, lavagem de roupas e carros ou para lazer, a água é considerada um bem essencial, o que significa que não existe vida na sua ausência. Por este motivo, é essencial a conscientização de todos na redução do consumo excessivo deste bem, com simples atitudes como reduzir o tempo de banho, o desperdício ao escovar os dentes, lavar o carro com baldes, etc.

A abundância deste bem é alta. Cerca de dois terços de toda a superfície do planeta é ocupada por água. Neste contexto, é possível que alguém diga que nunca teremos danos ao abastecimento de água. Contudo, o problema é que, destes dois terços da superfície, apenas 3% são de água doce, ou seja, passíveis de captação para tratamento (em estações de tratamento de água, as ETA) e posterior consumo humano. Além disso, existe um agravante: 2 destes 3% estão em lugares de difícil acesso para captação, como as geleiras, por exemplo. Portanto, apenas 1% de toda água do planeta é acessível para consumo.

Para esta pequena porcentagem de água, existe um procedimento de tratamento necessário para que a saúde da população seja preservada. Este processo acontece nas ETA e a qualidade da água final é regulada pelo ministério da saúde. (MICHA, Renan. Globo.com. Educação. O tratamento da água. Disponível em: http://educacao.globo.com/artigo/o-tratamento-da-agua.html. Acesso em: 28 mar. 2019).

 

 

A água potável que chega a nossa casa vem da ETA (Estação de Tratamento da Água), por onde passa por tratamentos para retirada de resíduos sólidos e impurezas. A figura 3, acima, representa uma forma de tratamento da água a que chamamos de:

 

Assinale a alternativa correta.




  • Evaporação
  • Separação  
  • Filtração
  • Decantação
  • Decodificação