LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS


Segundo Bolden (2004), liderança é um fenômeno complexo que toca em muitos outros procesos organizacionais, sociais e pessoais importantes.    Ela    baseia-se    em    um    processo    de    influência,    por meio do qual as pessoas são inspiradas a trabalhar na direção dos objetivos grupais, não por meio de coerção, mas de motivação pessoal. Sobre o papel do líder junto aos principais subsistemas de Gestão de Pessoas é POSSÍVEL AFIRMAR QUE:

 

 




  • No recrutamento de pessoas o líder trabalha na seleção de técnicas adequadas para a seleção de pessoas, tendo em vista a aparência do candidato.
  • Na avaliação de desempenho o líder precisa determinar ferramentas conforme o seu gosto pessoal e de fácil entendimento, dispensando quaisquer ações de comunicação quanto à ferramenta e sua utilização.
  • No treinamento de pessoas o líder deve conhecer a sua equipe de trabalho, propondo ações de treinamento e desenvolvimento, a curto, médio e longo prazo.
  • Na seleção de pessoas o líder atua na elaboração do perfil profissiográfico, em que são descritas todas as características, técnicas e comportamentais, exigidas para um funcionário contratado da empresa.
  • Na remuneração o líder deve fornecer remunerações de acordo com seu gosto pessoal, beneficiando funcionários que lhe agradam e punindo aqueles que não lhe agradam.