GEOMETRIA ESPACIAL


Codau Construirá Novo Reservatório Na Região Leste

Fonte : www.supernotícias.com.br

O Codau vai ampliar o sistema de abastecimento de água para a região leste da cidade com o objetivo de tornar a distribuição mais rápida e eficiente nesta região. Trata-se da construção de um novo reservatório, que será cilíndrico metálico de 5,5 milhões de litros, implantado dentro do Centro de Reservação 4, no Amoroso Costa. O projeto está pronto e a licitação foi aberta esta semana e continua em andamento.

O valor estimado da obra é R$ 2,9 milhões com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal.  Cinco empresas disputam a concorrência, Engecad (Uberaba), Fomenge Engenharia (Patos de Minas/MG), duas paulistas Dipawa Construtora e Com Construções Metálicas e a Poliaço Engenharia de Cuiabá /MT.

A expectativa é que as obras comecem ainda neste semestre, logo após concluídas as formalidades do processo licitatório e dada a liberação da documentação por parte da CEF.  O prazo estimado para a construção do novo reservatório é de seis meses. O presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, explica que a obra irá beneficiar diretamente mais de 30 bairros da área de influência do CR-4 e também do CR-11 (Uberaba I), já que esses dois estão interligados. ‘A reservação extra é uma ação estratégica pois aceleraremos em 30% o tempo de reabastecimento desses dois importantes CRs, localizados numa região de forte expansão imobiliária e em tempo hábil para a seca do próximo ano’ esclareceu ele.

Qual é a altura aproximada da caixa d’ água acima considerando que ela tem 26 m de diâmetro? 

Dados :

5,5 milhões de litros = 5500 m ³

V cilindro =  pi . r ² . h               

Adote : 




  • 11 metros
  • 5 metros
  • 10 metros
  • 3 metros
  • 12 metros