EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


O curta-metragem “Vida Maria”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4  e produzido em 2006 pelo animador gráfico Márcio Ramos, narra a história da personagem Maria José, uma menina de cinco anos que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que, por força das circunstâncias sociais em que vive, é obrigada pela mãe a abandonar os estudos para cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça.

 

O curta-metragem chama atenção para:

 

I. A vida de muitas Marias  que ficam condicionadas, as situações às quais se acomodaram desgastadas por falta de possibilidades.

 

II. O  quanto a mulher tem sido ferida em sua subjetividade, ficando notório o que vem acontecendo há séculos: preconceitos, rótulos, exclusão social, indiferença.

III. A mais uma Maria que deixou de lado os estudos e se dedicou a casa, ao marido e aos filhos, vivendo em estado de autoanulação.

IV. A vida das mulheres pobres urbanas, que da mesma forma que “Maria José” vivem à mercê do marido, cuidando da casa e dos filhos.

 

É correto o que se afirma em




  • III e IV.
  • I, II, III e IV.
  • II e IV.
  • I, III e IV.
  • I,  II e III.