CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS


No decorrer da luta revolucionária no México, entre 1910 e 1917, foram criadas importantes ações políticas a partir da manifestação de documentos elaborados pelos principais líderes do movimento. Considerando-se essa afirmativa, enumere corretamente a 2ª coluna de acordo com a 1ª, e depois assinale a alternativa correta:


(1) Plano de San Luis Potosi (1910)
(2) Plano de Ayala (1911)
(3) Plano de Guadalupe (1913)
(4) Pacto de Xochimilco (1914)
(5) Constituição de 1917


(   ) Manifesto que reafirmava os ideais constitucionalistas e proclamava uma resistência ao governo Huerta; mas não previa, contudo, nenhuma mudança social, a reforma agrária
(   ) Manifesto que não reconhecia a eleição de Porfírio Díaz e convocava o povo a se levantar em armas contra o ditador.
(   ) Documento que ficou caracterizado pelo seu conteúdo progressista e anticlerical, incluindo as principais reivindicações das classes populares, que compreendiam as questões do problema da posse da terra, das relações de trabalho e da educação laica.
(   ) Documento que estabeleceu a primeira proposta de reforma agrária no México e pode ser considerado um dos mais importantes que foram produzidos pelos movimentos sociais na América Latina.
(   ) Documento que estabelecia uma aliança entre as forças zapatistas e villistas pela continuidade da luta camponesa contra as forças constitucionalistas.


A sequência correta está contida em:




  • 4 - 1 - 3 - 5 - 2.
  • 1 - 5 - 3 - 4 - 2.
  • 2 - 1 - 4 - 5 - 3.
  • 3 - 5 - 2 - 1 - 4.
  • 3 - 1 - 5 - 2 - 4.