CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS


Leia com atenção o fragmento abaixo:


O zapatismo e o villismo – as duas facções gêmeas, a face Sul e a face Norte – eram explosões populares com escasso poder para integrar suas verdades, mais sentidas que pensadas, num plano orgânico. Eram um ponto de partida, um signo obscuro e balbuciante da vontade revolucionária. (PAZ, Octavio. O Labirinto da Solidão.RJ: Paz e Terra, 2006, p.131).


A respeito da luta revolucionária das forças camponesas lideradas por Emiliano Zapata e Pancho Villa, durante a Revolução Mexicana, analise as afirmativas a seguir:


I – A revolução camponesa no Sul, liderada por Emiliano Zapata, nasceu e se sustentou em torno da questão agrária, embora essa não tenha sido sua única bandeira de luta.
II – A distribuição de bens, terras e alimentos à população pobre, a criação de escolas e hospitais, foram algumas ações utilizadas por Pancho Villa em busca de justiça social na região norte do país.
III – Uma das principais ações do movimento villista no norte foi a criação do Plano de San Luiz, que permitiu que as terras ilegalmente expropriadas fossem devolvidas, criando colônias militares para os camponeses.
IV – O Plan de Ayala, criado pelos zapatistas, se tornou um documento revolucionário ao defender a devolução das terras aos camponeses, além de propor reformas políticas no governo e a reforma agrária em âmbito nacional.


É correto apenas o que se afirma em:




  • III e IV.
  • I, II e IV.
  • I e IV.
  • II e III.
  • I e II.