CAPITALISMO E REVOLUÇÕES NAS AMÉRICAS


Leia a citação a seguir:


“Não podemos ficar indiferentes ao que acontece em nenhuma parte do mundo. Uma vitória de qualquer país contra o imperialismo é uma vitória nossa, do mesmo modo que uma derrota de qualquer país [em face do imperialismo] é uma derrota para todos nós.” (Ernesto Che Guevara, 1965)


Ernesto Guevara, o Che, foi um dos principais líderes da Revolução Cubana, apesar de ser argentino de nascimento. Sua luta, seus ideais e sua imagem, se tornaram símbolos de vários movimentos revolucionários, de organizações populares, em Cuba e na América Latina. Sobre a atuação de Che Guevara na Revolução Cubana, é correto afirmar que:




  • Atuou na organização da Revolução e logo após a vitória em 1959 partiu para outros países latino-americanos para promover e apoiar os movimentos revolucionários no Chile, Bolívia e Venezuela.
  • Após a vitória da Revolução assumiu a vice-presidência do país e implantou, junto com Fidel Castro, um novo regime de governo em Cuba: o socialismo científico.
  • Foi o líder máximo da revolução, organizou a guerra de guerrilhas e a derrubada do governo de Batista, mas abriu mão da presidência de Cuba em favor de Fidel Castro, para iniciar uma viagem de motocicleta pela América do Sul e divulgar os ideais revolucionários.
  • Organizou a guerrilha de Sierra Maestra que levou à vitória da Revolução em 1959; foi ministro do Estado cubano, e defendeu as ideias do homem novo, do trabalho voluntário e do espírito missionário.
  • Comandou um ataque ao Quartel de Moncada em 1953 e organizou nas montanhas de Sierra Maestra um movimento guerrilheiro que cresceu rapidamente.