MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA


O que é dengue?

É uma virose transmitida por um tipo de mosquito (Aedes aegypti) que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica de noite. A infecção pode ser causada por qualquer um dos quatro tipos (1, 2, 3 e 4) do vírus da dengue, que produzem as mesmas manifestações. Em geral, o início é súbito com febre alta, dor de cabeça e muita dor no corpo. É comum a sensação de intenso cansaço, a falta de apetite e, por vezes, náuseas e vômitos. Podem aparecer manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou da rubéola, e prurido (coceira) no corpo. Pode ocorrer, às vezes, algum tipo de sangramento (em geral no nariz ou nas gengivas). A dengue não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra.

Fonte: Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua11.php. Acesso em: 20 set. 2016.

Entre os fatores que interferem na determinação da patogênese das doenças infecciosas, encontramos o desenvolvimento da reação inflamatória e da resposta imunológica. Porém, além dessas respostas próprias do organismo do hospedeiro, podemos ainda citar aqueles relacionados à transmissão, como os veículos de contaminação e a porta de entrada. A melhor atitude diante dessa doença é evitar:




  • os ambientes fechados, como shoppings e escolas, pois as partículas contendo o vírus podem permanecer ativas durante um tempo relativamente longo no ar atmosférico.
  • a infecção, cuidando para evitar o acúmulo de água parada em vasos de plantas, latas vazias, pneus velhos, garrafas, exclusivamente. Caixas-d'água, tanques e outros reservatórios devem ficar sempre abertos.
  • os ambientes fechados, como shoppings e escolas, pois a transmissão acontece de uma pessoa a outra, geralmente pela emissão de gotículas das secreções respiratórias dos doentes.
  • a infecção, cuidando para evitar o acúmulo de água parada em vasos de plantas, latas vazias, pneus velhos, garrafas, etc. Caixas-d'água, tanques e outros reservatórios devem ficar sempre tampados.
  • locais úmidos, escuros e com muitas plantas. Sua transmissão se dá por meio de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue, e, que, dependendo da localidade, recebem nomes diferentes, tais como: mosquito palha, palhinha ou birigui.