MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA


criptococose, também conhecida como torulose, blastomicose européia ou Doença de Busse-Buschke, é uma doença infecciosa causada por um fungo, espalhada por todo o mundo, acometendo mamíferos domésticos, como o gato e o cão, animais silvestres e o homem. 

Esta enfermidade é uma micose sistêmica, que pode ser de subaguda a crônica. A infecção por este agente se dá, geralmente, pela via aerógena, por meio da inalação de esporos desse fungo, resultando em uma infecção primária do sistema respiratório, afetando principalmente a cavidade nasal. Após a infecção, o C. neoformans pode espalhar-se por meio da circulação sanguínea ou linfática. A patogenia causada por este fungo vai depender de fatores divididos em dois grupos: um que está relacionado com as características do estabelecimento da infecção e capacitação de sobrevivência no hospedeiro, e o segundo, está relacionado aos fatores de virulência, refletindo no grau de patogenicidade. Este fungo possui tropismo pelo sistema nervoso central, manifestando-se, normalmente, como meningite criptococócica nos seres humanos, sendo que a principal responsável por esse fator e a queda da imunidade celular. 

Porém, outros tecidos podem ser afetados, sendo que a resposta tecidual varia muito. Nos indivíduos que se encontram imunossuprimidos, geralmente há o crescimento de massas de consistência gelatinosa do C. neoformans nos tecidos. Quando há uma grave imunossupressão, a infecção se espalha para a pele, órgãos parenquimatosos e ossos. Já nos indivíduos imunocompetentes ou com doença crônica, acontece uma reação granulomatosa. Assim como os humanos, os animais mais afetados são os imunossuprimidos. Os fatores que estão associados à criptococose em animais são: debilidade, desnutrição, uso prolongado de corticoides e certas infecções virais.

Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/doencas/criptococose/. Acesso em: 12 set.2016.

A infecção da criptococose ocorre pela inalação de formas do fungo presentes principalmente em:




  • fezes de mamíferos.
  • urina de mamíferos.
  • produtos de excreção dos anfíbios.
  • fezes de répteis.
  • fezes de aves.