BIOGEOGRAFIA


Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “o papel dos fatores e elementos ambientais na distribuição dos seres vivos do planeta”.

De modo geral, podemos observar três tipos de chuvas: as frontais, convectivas e orográficas. Tais classificações apoiam-se especialmente no modo como as nuvens originárias de determinadas precipitações se formam e conforme a dinâmica de cada uma. Observe a imagem:

  chuva.png

Sobre as chuvas orográficas podemos afirmar:




  • São precipitações que ocorrem quando uma massa de ar quente e seca entra em contato com um relevo elevado. Apresenta como características principais baixa intensidade, longa duração e ausência de descargas elétricas.
  • Ocorrem pela ascensão e resfriamento espontâneo de massas de ar quentes e úmidas, o que provoca condensação de vapor d’água e precipitação. Geralmente são chuvas intensas, de curta duração e acompanhada de raios. 
  • Esse tipo de chuva ocorre pelo choque entre frentes quentes e frentes frias. Abrangem grandes áreas, são de forte intensidade e ocorrem de forma intermitente, com breves intervalos de estiagem. É acompanhada de descargas elétricas fortes. 
  • É um tipo de chuva que ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade entra em contato com um relevo elevado e é forçada a ascender, o que proporciona um resfriamento do vapor d’água, condensando-o e provocando sua precipitação. 
  • Essas chuvas ocorrem quando uma massa de ar carregada de umidade entra em contato com uma vegetação densa e é forçada a ascender. A baixa intensidade, tempo (curto) de duração e descargas elétricas são as características destas chuvas.