A origem histórica das cidades deve ser analisada de modo que se compreendam os pressupostos que condicionaram sua formação e desenvolvimento. Considerando a origem histórica das cidades pode-se afirmar que:
A indústria foi a principal e única base para que as cidades surgissem a partir do século XV. No primeiro momento de sua origem, as cidades polarizaram toda a população de todos os territórios.
O período feudal pode ser considerado o momento histórico mais promissor para as cidades. O comércio desenvolvido nesta época promoveu o crescimento e multiplicação de inúmeros núcleos urbanos.
As cidades surgiram aproximadamente 5.000 a.C. e foram resultado do aperfeiçoamento técnico produtivo das populações nômades, que se fixaram em determinados territórios para cultivar a terra.
Na antiguidade, as cidades se desenvolviam longe das margens de rios e mares, o desenvolvimento agrícola era fonte exclusiva que as sustentava .
As cruzadas arruinaram cidades inteiras, dissolvendo o comércio estabelecido durante o período feudal no Mar Mediterrâneo, que ligava o Oriente ao Ocidente.