LÍNGUA ESPANHOLA I


Leia o texto abaixo e responda:

Nas aulas de língua espanhola é comum centrar a leitura na análise linguística do texto. Ler não é somente um ato de decodificar a língua, mas uma participação direta do sujeito-leitor que elabora estratégias no processamento cognitivo do texto, sendo uma atividade amplamente interativa que nos leva à compreensão do texto. Compreender consiste em construir, produzir sentidos e que variam de acordo com as condições de produção e com o processo histórico em que o sujeito leitor está inserido.

O texto nos diz que:

I-  A leitura deve ser centrada apenas em aspectos linguísticos.

II-  Ler é decodificar a língua, somente isso garante a compreensão textual.

III-  Ao entender a leitura como atividade interativa, ativando nossos conhecimentos na construção e produção de sentidos, trabalhamos de fato com a compreensão do que lemos.

IV-  Entender as condições de produção de um texto, nos ajuda a compreendê-lo, pois quando o sujeito escreve o faz inserido em um contexto sócio-histórico.

V-   Ao ler o sujeito-leitor pode compreender as ideias do autor, mas não pode interagir com ele, apenas entender o que ele escreve.

VI-  A leitura é uma habilidade muito importante na aprendizagem de uma língua estrangeira, principalmente na abordagem instrumental.

Estão corretas:




  • IV, V e VI
  • II, IV e VI
  • I, II e V
  • III, IV e VI
  • I, III e IV