Uma empresa privada, fabricante de defensivos agrícolas, ao produzir o seu principal item de venda, emite poluentes que prejudicam a produção de outras empresas e também da população que mora no entorno da fábrica. Caso a livre negociação entre a empresa poluente, as empresas que sofrem com a produção e a população não seja capaz de garantir que o nível de emissão de poluentes seja eficiente.
Analise as alternativas a seguir e indique aquela em que contenha a ação mais adequada para o conflito citado no enunciado.
Neste caso, algum tipo de organismo internacional, como a ONU por exemplo, imponha regras de conduta à empresa poluidora.
Cada um arque com os seus custos, afinal de contas em um país capitalista o que cada um deve ser responsável pelas suas despesas e receitas.
As empresas atingidas e a população devem se unir e avaliar a forma mais adequada de reduzir o impacto da poluição.
O Estado, por meio de seus órgãos competentes, faça intervenções corretivas a fim de minimizar ou até eliminar os custos sociais gerados pela empresa poluidora.
O Estado deve se abster de qualquer ação, tendo em vista que a empresa é particular, e não cabe nenhum tipo de interferência externa.