ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM QUÍMICA
O nível de eutrofização de um corpo d’água está relacionado ao uso e à ocupação do solo na bacia hidrográfica. A contribuição da ação antrópica com o aporte de nitrogênio e fósforo aos mananciais tem trazido, como decorrência, elevação nas populações de algas e plantas. Conforme a capacidade de assimilação do corpo d’água, a população de algas pode atingir valores elevados, principalmente em período de insolação. As superpopulações de algas foram uma camada superficial que impede a penetração da energia luminosa nas camadas inferiores do corpo d’água, o que traz uma série de problemas.
VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgoto. DESA-UFMG (adaptado).
A partir do que foi apresentado nesse fragmento de texto, avalie as seguintes afirmações.
I. Entre as estratégias para atenuar o processo de eutrofização, pode-se citar: aeração dos corpos hídricos, sombreamento, remoção de macrófitas e algas.
II. A sedimentação da matéria orgânica e a reduzida penetração do oxigênio provocam predominância de condições aeróbias no fundo do corpo d’água, devido à atividade fotossintética das algas.
III. Os esgotos domésticos contêm nitrogênio e fósforo, presentes nas fezes e urina, nos restos de alimentos, nos detergentes e em outros subprodutos das atividades humanas, o que torna a contribuição de nitrogênio e fósforo provenientes dos esgotos superior à originada da drenagem urbana.
Sendo assim, é correto o que se afirma em: