ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM QUÍMICA


O nível de eutrofização de um corpo d’água está relacionado ao uso e à ocupação do solo na bacia hidrográfica. A contribuição da ação antrópica com o aporte de nitrogênio e fósforo aos mananciais tem trazido, como decorrência, elevação nas populações de algas e plantas. Conforme a capacidade de assimilação do corpo d’água, a população de algas pode atingir valores elevados, principalmente em período de insolação. As superpopulações de algas foram uma camada superficial que impede a penetração da energia luminosa nas camadas inferiores do corpo d’água, o que traz uma série de problemas.

VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgoto. DESA-UFMG (adaptado).

 

A partir do que foi apresentado nesse fragmento de texto, avalie as seguintes afirmações.

 

I. Entre as estratégias para atenuar o processo de eutrofização, pode-se citar: aeração dos corpos hídricos, sombreamento, remoção de macrófitas e algas.

II. A sedimentação da matéria orgânica e a reduzida penetração do oxigênio provocam predominância de condições aeróbias no fundo do corpo d’água, devido à atividade fotossintética das algas.

III. Os esgotos domésticos contêm nitrogênio e fósforo, presentes nas fezes e urina, nos restos de alimentos, nos detergentes e em outros subprodutos das atividades humanas, o que torna a contribuição de nitrogênio e fósforo provenientes dos esgotos superior à originada da drenagem urbana.

 

Sendo assim, é correto o que se afirma em:




  • I, II e III
  • Apenas em I
  • I e III
  • Apenas em II
  • II e III