ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM QUÍMICA


Leia e analise a situação hipotética descrita a seguir.

 

João cursa o nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Seu grande desejo no momento é passar de ano e entrar para o Ensino Médio. As disciplinas que ele mais gosta são Português e Inglês, mas não se sai bem em Matemática e Química. Na semana que antecedeu ao exame final da disciplina de matemática, o professor passou exercícios em sala de aula afim de preparar melhor os alunos para a realização do exame. João conseguiu resolver corretamente oito dos dez exercícios que o professor passou, entretanto, não comemorou o seu bom desempenho nas atividades, pois o que realmente importa para João, é tirar uma boa nota no exame e passar de ano. Na verdade, ele está com muito medo de não passar! O professor corrigiu os exercícios na sua mesa na medida em os alunos terminavam e entregavam. Ficou surpreso ao corrigir os exercícios realizados por João e, ao entregar a folha de exercícios corrigida, diz: - Muito bem João! Pena que esses exercícios não valem nota. Mas agora quero ver você tirar dez no exame final!

 

Assinale a alternativa que melhor representa a situação descrita acima.




  • A situação é pertinente a uma prática educacional tradicional que utiliza a avaliação para o controle da disciplina.
  • A situação é pertinente a uma prática educacional progressista, cujo processo ensino-aprendizagem é mais valorizado que o resultado final.
  • A situação é pertinente a uma prática escolar progressista que valoriza mais a cultura do aprender do que a cultura da nota.
  • A situação é pertinente a uma prática escolar tradicional que valoriza mais a cultura da nota do que a cultura do aprender.
  • A situação é pertinente a uma prática educacional progressista que valoriza os avanços do aluno.