AVALIAÇÃO EDUCACIONAL


A educação infantil representa a primeira etapa da educação básica e sua finalidade é desenvolver integralmente a criança até os cinco anos de idade. Em relação à avaliação das crianças, o professor deve estar atento às formas de expressão delas, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, como também, deve atentar-se à satisfação delas com suas próprias produções e pequenas conquistas.

Em relação à forma de avaliar na educação infantil, é correto afirmarmos que:




  • Deve ser realizada tomando como base as diretrizes curriculares da secretaria de educação do município onde se encontra a instituição de educação infantil, afim de servir como parâmetro de desenvolvimento de todas as crianças daquela rede de ensino.
  • Deve ser realizada por meio de instrumentos específicos e adequados para a educação infantil, em forma de testes padronizados para a turma toda, com a finalidade de verificar as crianças que avançaram mais e as que avançaram menos.
  • Deve ocorrer em momentos específicos, marcados pela equipe pedagógica da instituição e em comum acordo com a direção escolar e a coordenação pedagógica afim de garantir a qualidade do ensino.
  • Deve ser realizada por meio de registros que permitam a análise do desempenho da criança ao longo dos anos que ela permaneceu na educação infantil, com a finalidade de avaliar, aos cinco anos, se ela está apta ou não a ser matriculada no primeiro ano do ensino fundamental.
  • Deve ser um processo contínuo e dinâmico de observação e registro para o repensar da ação educativa, de acordo com as necessidades do grupo e também de cada criança.