ENADE - FORMAÇÃO GERAL


Leia o trecho da reportagem a seguir.

 

O saneamento ambiental inadequado e sua correlação com

hospitalizações

 

“No Brasil, uma significativa parcela da população não dispõe de saneamento ambiental adequado. Tal situação resulta em danos ambientais, especialmente em contaminação dos corpos hídricos e do solo, afetando o equilíbrio ambiental e comprometendo a saúde humana.  Estudos mostram relação entre condições sanitárias e adoecimento, chamando atenção para novos nichos ecológicos eleitos pelo Aedes aegypti e a importância de soluções individuais de acesso à água potável, bem como a urgência de devida implementação de políticas relacionadas à preservação ambiental”.

 

Disponível em: http://sustenere.co/index.php/rica/article/view/CBPC2179-6858.2018.005.0007/1418. Acesso em: 04 fev. 2020.

 

O trecho acima faz menção a estudos sobre a correlação positiva entre condições ambientais e adoecimento, sobretudo pela dengue. O trecho chama a atenção para novos nichos ecológicos do mosquito Aedes aegypti. Considerando o termo em negrito, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

 

I - O nicho ecológico do mosquito Aedes aegypti vem sendo alterado pelas atividades humanas.

 

PORQUE

 

II - Observa-se que lugares com condições de saneamento precárias têm possibilitado novas posições funcionais no ecossistema.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • As asserções I e II são proposições falsas.