LINGUÍSTICA I


Leia o trecho a seguir:

 

"A poesia concreta surgiu com o Concretismo, fase literária voltada para a valorização e incorporação dos aspectos geométricos à arte (música, poesia, artes pláticas). [...] O poema do Concretismo tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim e, por este motivo, é chamado de poema-objeto". (VILARINHO, 2018, p.1).

 

(Fonte: Poesia Concreta. Sabrina Vilarinho. Mundo Educação. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2018).

 

Analise o poema a seguir:

 

 

Acerca do poema, analise seus versos, sua disposição gráfica, seu conteúdo semântico e os aspectos de coesão e coerência. Depois analise as afirmativas a seguir:

 

I. A organização espacial do poema estabelece relação com seu título, haja vista que demonstra, lado a lado, diferentes possibilidades para uma mesma situação.

 

II. Os quatro primeiros versos (O esbarro/ A indignação/ O olhar/ O constrangimento) iguais em Amor, Ódio, Fraternidade, evidenciam uma circunstância comum entre as possibilidades demonstradas.

 

III. O quinto verso (o pedido de desculpas/ os impropérios/ o pedido de desculpas) de Amor, Ódio, Fraternidade marcam, no poema, a construção da diversidade e, por isso, das possibilidades.

 

IV. O poema, embora não contenha, de forma explícita, marcas de elementos de coesão na estrutura da sua sequência linguística e superficial, seu sentido é estabelecido levando-se em conta os referentes extralinguísticos, por isso podemos considerá-lo como coerente.

 

A alternativa que contém as afirmativas corretas é:

 




  • I e II, apenas
  • I, II, III e IV
  • III, apenas
  • I, II e III
  • IV, apenas