ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO I


Observando o esquema abaixo onde encontram-se os momentos fletores característicos atuantes em cada painel de lajes Mk, em KN.cm/m, e considerando a espessura de todas as lajes como 10 cm, e d' = 2,5 cm, concreto C-25 e aço CA-50, é possível afirmar que:

I) A área de aço entre a laje 1 (L1) e a laje 2 (L2), é igual a 5,55 cm²/m.

II) Caso usa-se o concreto C-15, levando em conta o momento negativo entre a laje 1 (L1) e a laje 2 (L2), o domínio de cálculo - Altura da linha neutra - neste caso ( h =10 cm e d' =2,5 cm) NÃO garantiria as condições de ductibilidade preconizadas pelo item 14.6.4.3 NBR 6118/2014.

III) A área de aço positiva de cálculo na laje 10 (L10), no eixo y (AS,y), não deverá ser usada pois fica abaixo da área de aço mínima.

IV) A área de aço positiva de cálculo na laje 7 (L7), no eixo y (AS,y), não deverá ser usada pois fica abaixo da área de aço mínima.

 

Está correto apenas o que se afirma em:




  • Apenas a afirmativa IV está correta.
  • Todas as afirmativas estão corretas.
  • I e III, apenas.
  • II e IV, apenas.
  • I, II e III, apenas.