LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O gerente de produção de uma indústria estava conduzindo uma reunião de avaliação de desempenho por competências com um de seus supervisores. Embora tivesse havido concordância sobre a maioria dos pontos abordados, houve tensão ao tratarem da competência “capacidade de liderar”. O gerente afirmou que o desempenho do supervisor havia ficado abaixo do esperado, pois não o tinha o visto em reunião com sua equipe para estabelecer e comunicar as metas da área. Também não havia visto e-mails de elogio aos subordinados nem a indicação de um deles para o programa “funcionário do mês”.
Em sua defesa, o supervisor afirmou que sua forma de liderar é mais pessoal e que havia discutido as metas com cada subordinado, negociado recursos para atingi-las, treinado os que tiveram dificuldade e também elogiado cada um que obtivera bom desempenho na avaliação, individualmente.
Considerando o conflito entre o gerente de produção e o supervisor e suas possíveis causas, avalie as afirmações a seguir:
I) Os diferentes conceitos de liderança são a principal razão do conflito descrito, pois o gerente acredita na liderança situacional, e o supervisor, na liderança democrática.
II) A divergência de pontos de vista da avaliação de desempenho decorre do fato de avaliador e avaliado serem líderes e, consequentemente, serem firmes em suas posições e imporem suas opiniões.
III) O conflito entre o gerente e o supervisor expõe o quanto os processos de avaliação de desempenho por competências podem ser subjetivos, requerendo, portanto, capacidade de argumentação de avaliador e avaliado, para chegarem ao consenso.
IV) Um dos fatores que afetam a capacidade do gerente realizar avaliação mais criteriosa e justa é sua percepção seletiva, ou seja,sua dificuldade de identificar comportamentos de liderança que se afastam do que ele acredita ser a capacidade de liderar.
É correto o que se afirma em: