Em tese, a chamada Primavera dos Povos começa no dia 22 de fevereiro, em Paris. Para contornar a proibição de reunião e associação imposta pela monarquia, os partidários de uma reforma do censo e do sufrágio organizaram, no mês de julho de 1847, uma manifestação regada a muitos discursos políticos. Considerando o processo descrito, assinale a alternativa correta:
As monarquias dos países vizinhos queriam assistir ao sucesso do movimento de 1848, dessa forma teriam a França como uma parceira comercial mais estável.
A presença de jovens nobres, descendentes da tradição monárquica europeia, apoiando o levante, deu força e prestígio ao movimento.
Os participantes se reuniram, embora saudados por rifles. A noite terminou, como não poderia deixar de ser, em muito sangue.
Nem mesmo o socialismo científico que caracterizou a revolução de 1789 influenciou os membros do movimento; tudo era motivado pelo liberalismo de Nicolau Maquiavel.
O povo se mobilizava e tomava as ruas de Paris, simplesmente, porque queria o retorno urgente do Antigo Regime e a glória de outros tempos.