MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL
Após refletir sobre a genealogia e primeira conceituação do termo mercantilismo, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Smith pensa a teoria geral do mercantilismo no momento em que considera a importância de tornar mais fluida a relação entre os mercados interno e externo (daí o estímulo ao livre comércio entre as nações e a cooperação econômica entre elas).
( ) Criticada pelos liberais, elogiada pelos intervencionistas, devemos concluir que o "conceito" de mercantilismo não inclui outra coisa senão o que seus críticos ou apologistas sucessivos foram desenvolvendo.
( ) A definição de "mercantilismo estatal" que subordina as preocupações econômicas às preocupações políticas, quando este comenta o mercantilismo inglês, onde o intervencionismo estatal deveria ser percebido como um instrumento simples, fomentador dos fundamentos do poder, sem estar procurado com outro fim em si mesmo.
( ) No século XIX (1884), G. Schmoller respondeu aos críticos do intervencionismo estatal, enfatizando o papel político do sistema como um fator de unificação racional na luta contra emergentes republicas nacionais províncias e cidades-estado.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: