ESTATÍSTICA INFERENCIAL


(Adaptada de ANDERSON, David R.; SWEENEY, Dennis J.; WILLIAMS, Thomas A. Estatística aplicada à administração e economia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002, p. 493.)

 

A Heller Company fabrica cortadores de grama e equipamentos relacionados aos cortadores. Os gerentes acreditam que  a quantidade de cortadores vendidos depende dos preços da companhia e do concorrente. Seja:

 

y = quantidade vendida (1.000)

x1= preço do cortador do concorrente (US$)

x2 = preço do cortador da Heller (US$)

 

Os gerentes queriam uma equação de regressão estimada que relacionasse a quantidade vendida com os preços do cortador da Heller e do concorrente. Após obter os preços em 10 cidades, foi feita a análise dos dados na planilha eletrônica Excel, sendo obtidos os seguintes resultados:

 

Estatística F crítica para 5% de significância e (2; 7) graus de liberdade: 4,74.

Estatística t crítica para 5% de significância e 7 graus de liberdade: 1,895.

 

Com base nos resultados apresentados no relatório de saída do Excel, julgue as seguintes afirmações:

 

1. A equação de regressão estimada que pode ser usada para prever a quantidade vendida dados o preço do concorrente e o preço da Heller é descrita por  .

2. O preço do cortador do concorrente e o preço da Heller explicam conjuntamente 65,3% das variações nas quantidades vendidas da Heller.

3. O resultado do teste de análise da variância rejeita a hipótese nula de que o preço do cortador do concorrente e o preço da Heller não explicam as quantidades vendidas da Heller.

4. O resultado do teste t para o coeficiente da variável x1 permite concluir que isoladamente o preço do concorrente não é uma variável significante para explicar as variações nas quantidades vendidas da Heller.

5. A equação estimada mostra que quanto maior o preço do cortador de grama da Heller menor será a quantidade vendida, pois o sinal da variável x2 é negativo.

 

Estão corretas as afirmações:

 




  • 3, 4 e 5, somente.
  • 1, 2 e 3, somente.
  • 2, 3 e 4, somente.
  • 1, 2, 3, 4 e 5. 
  • 1, 2, 3 e 4, somente.