COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

(___) Atualmente, os estudos de Zoneamentos Agrícolas de Risco Climático já contemplam 40 culturas, sendo 15 de ciclo anual e 24 permanentes, além do zoneamento para o consórcio de milho com braquiária, alcançando 24 Unidades da Federação.

(___) Para fazer jus ao Proagro, ao Proagro Mais e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural, o produtor deve observar as recomendações do Zoneamentos Agrícolas de Risco Climático. Além disso, alguns agentes financeiros já estão condicionando a concessão do crédito rural ao uso do zoneamento.

(___) A política agrícola brasileira envolve distintos ministérios, tais como: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Ministério do Meio Ambiente.

(___) O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é, entretanto, o mais importante Ministério na condução da política agrícola, pois é ele quem define os parâmetros a serem observados na implementação dos instrumentos da política agrícola, bem como é o próprio Ministério que operacionaliza, por meio de suas secretarias e órgãos, as diretrizes do Plano Agrícola e Pecuário.

(___) As questões agrárias e a política para a agricultura familiar estão ao amparo do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Enquanto que o Ministério da Fazenda administra os recursos orçamentários para a execução da política agrícola. Tem ganhado importância também o inter-relacionamento entre os Ministérios do Meio Ambiente – MMA e Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, tendo em vista que as propriedades rurais estão inseridas nos principais biomas brasileiros e a sustentabilidade ambiental é uma das principais preocupações da economia mundial e brasileira.




  • V, V, V, F, V.
  • V, F, V, V, V.
  • V, V, F, F, V.
  • V, V, V, F, F.
  • V, V, V, V, V.