Quando falamos em geração convencional de energia, normalmente, nos referimos à chamada geração centralizada, em que a atuação de grandes centrais como hidrelétricas e termelétricas é necessária, além de uma rede de linhas para transmitir e distribuir a energia, fazendo com que se alcance o consumidor final.
A geração distribuída, por sua vez, diz respeito à geração elétrica realizada por consumidores independentes, em várias centrais distribuídas geograficamente, como é o caso das microcentrais fotovoltaicas.
Retirado de: Solarvolt
Baseando-se no texto, verifique as assertivas e assinale a correta:
Na GD, a geração de energia é dividida em minigeração de potência instalada que vai de 1kW a 100 MW.
De forma mais elaborada, a geração distribuída (GD) é a produção descentralizada de energia no próprio local ou nas proximidades de onde tal energia é utilizada.
O aumento da necessidade de linhas de transmissão de energia e o caráter descentralizado do sistema fazem com que os custos e impactos ambientais próprios da geração convencional sejam evitados.
A GD aumenta os impactos ambientais advindos da construção de reservatórios e de longas linhas de transmissão para transporte de energia.
Consumidores independentes geralmente utilizam fontes renováveis de energia, tais como a energia solar, a carvão, a eólica, a biomassa e a hidráulica.