A figura abaixo contém a representação esquemática de uma aplicação para o controle de temperatura de um forno utilizando um controlador lógico programável (CLP). O sensor de temperatura em conjunto com o transdutor fornece um sinal analógico 0-10 V / 20-150°C enviado ao CLP, o qual por sua vez, envia um sinal de 0-20 mA para a válvula, permitindo a variação de sua abertura e a dosagem gradativa da quantidade de combustível enviado ao forno. Assim, pode-se modificar a temperatura do forno conforme a necessidade.
Em relação ao sistema de automação apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I - O uso da unidade A/D de 10 bits no CLP permite aquisição de temperatura com uma resolução de, aproximadamente, 0,166 °C.
II - A unidade D/A no CLP pode ser substituída por um módulo de saída digital a relé especificado para um valor de saída de corrente de até 10 A, valor maior que o sinal de saída enviado para a válvula.
III - Caso o CLP possuísse um cartão de rede industrial, como por exemplo a PROFIBUS, a válvula proporcional e o sensor de temperatura poderiam aproveitar o cabo do sinal analógico, 4 a 20 mA, tendo os dois sinais no mesmo cabo.
IV - A realização dessa automação não requer um CLP de grande porte, mesmo com o sistema operarando em malha fechada, utilizando blocos específicos de programação.