ENADE - FORMAÇÃO GERAL


TEXTO 1

 

A pandemia deu força ao nativismo comercial. A Índia restringiu a exportação de medicamentos. Quando a Itália pediu ajuda à UE em nome do plano unificado de combate a pandemias, foi a China que se dispôs a fornecer máscaras e equipamentos médicos aos italianos. Até o francês Emmanuel Macron, tido como “globalista” nas esferas da direita nacional-populista, proibiu a exportação de máscaras para que não faltem aos franceses.

 

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.

 

TEXTO 2

 

Sim, a globalização expande as oportunidades econômicas: há ganhos de comércio. Mas a globalização também acarreta grandes consequências distributivas, com alguns grupos quase sempre em situação pior. Fechamento de fábricas, deslocamento de trabalho e offshoring são o outro lado dos ganhos do comércio. Além disso, esses efeitos redistributivos são maiores em relação aos ganhos econômicos gerais na medida que os avanços da globalização e os acordos comerciais começam a visar a barreiras não comerciais. Em outras palavras, em seus estágios finais, a globalização não parece estar expandindo a torta econômica global, mas sim pegando dinheiro de alguns grupos e dando a outros.

 

RODRIK, D. What does a true populist looks like? It looks like the New Deals. New York Times, 21 de fevereiro de 2018. 2018 (adaptado).

 

Considerando esses fragmentos de texto, avalie as afirmações a seguir.

 

A liberalização unilateral do comércio é determinante para melhorar a distribuição de renda e combater a desigualdade no mundo. A globalização com a abertura comercial contribuíram para a promoção do desenvolvimento econômico e saúde durante a pandemia da Covid-19. Os países mais beneficiados com a globalização e o livre-comércio se integraram na economia mundial utilizando políticas estatais específicas e graduais. Os efeitos da globalização sobre as economias nacionais mostram a capacidade da abertura comercial de promover o aumento do crescimento econômico e a redução da desigualdade de renda.

 

É correto o que se afirma em:




  • III, apenas.
  • I, II, III e IV.
  • I, II e IV, apenas.
  • II e III, apenas.
  • I e IV, apenas.