ENADE - FORMAÇÃO GERAL


A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que um animal seja a origem do coronavírus de 2019 (COVID-19), o zoonótico que infectou milhares de pessoas ao redor do mundo. A comunidade científica relaciona o fato à degradação ambiental.

“As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos”. 

(Disponível em: , atualizado em 11/03/2020)

 

Considerando a mundialização das doenças e a degradação dos ambientes terrestres, avalie as afirmações a seguir.

 

Seres humanos e ambiente fazem parte de um sistema interconectado, ou um grande ecossistema. Por isto, o desequilíbrio em um afeta, consequentemente, o outro. As zoonoses são doenças transmitidas de animais para seres humanos. Assim como o COVID-19, pandemias como do ebola, gripe aviária e zika vírus ameaçam o bem estar humano e a economia. Para impedir o surgimento e proliferação de zoonoses é essencial que se olhe para problemas como da degradação dos habitats, da poluição e das mudanças climáticas.

 

É correto o que se afirma em




  • I e II, apenas.
  • III, apenas.
  • I, apenas.
  • II e III, apenas.
  • I, II e III.