ENADE - FORMAÇÃO GERAL


A maioria dos relatos da mídia sobre os efeitos no emprego da pandemia de COVID-19 se concentrou na possibilidade de demissões e nas consequências financeiras para os funcionários. Houve menos discussões sobre o que acontece com os trabalhadores que não são demitidos oficialmente, mas cujos contratos não são renovados, cujas horas são reduzidas a zero ou cuja agência de emprego simplesmente lhes pede desculpas, dizendo não haver mais trabalho disponível. Dependendo do país, o trabalhador pode não estar coberto pelo seguro-desemprego ou outras proteções essenciais, como licença médica remunerada”.

(Disponível em: , publicado em 20/03/2020)

 

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I) Diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), além da exposição de dificuldades de governos e sistemas de saúde ao redor do mundo, outra questão se tornou evidente: o problema da vulnerabilidade dos trabalhos informais e terceirizados.

PORQUE

II) Nas últimas décadas, em todo o mundo, houve um aumento significativo do número de pessoas ocupadas em trabalhos classificados como autônomos, além de temporários e outras formas de subcontrato, sem proteção de nenhuma forma de seguridade social.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • As asserções I e II são falsas.