MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL
Após refletir sobre a genealogia e primeira conceituação do termo mercantilismo, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas:
I. Smith pensa a teoria geral do mercantilismo no momento em que considera a importância de tornar mais fluida a relação entre os mercados interno e externo (daí o estímulo ao livre comércio entre as nações e a cooperação econômica entre elas).
II. Criticada pelos intervencionistas, elogiada pelos liberais, devemos concluir que o "conceito" de mercantilismo não inclui outra coisa senão o que seus críticos ou apologistas sucessivos foram desenvolvendo.
III. A definição de "mercantilismo estatal" que subordina as preocupações econômicas às preocupações políticas, quando se comenta o mercantilismo inglês, onde o intervencionismo estatal deveria ser percebido como um instrumento simples, fomentador dos fundamentos do poder, sem estar procurado com outro fim em si mesmo.
IV. No século XIX (1884), G. Schmoller respondeu aos críticos do intervencionismo estatal, enfatizando o papel político do sistema como um fator de unificação racional na luta contra emergentes republicas nacionais províncias e cidades-estado.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: