MÁQUINAS ELÉTRICAS
A potência ativa que um gerador síncrono trifásico pode fornecer a cargas de um sistema interligado é expressa pela equação de potência conforme figura 1, onde P é potência em Watt, Ef é a tensão gerada por fase em Volt, Vt é a tensão de fase nos terminais da máquina também em Volt, Xs é a reatância síncrona em Ω e δ é a ângulo de potência em rad/s.
Figura 1 - Equação da potência
Considerando que um gerador síncrono é conectado a uma barramento e utilizando dessa expressão da potência, avalie as afirmativas que se seguem, verifique sua veracidade, depois marque a resposta correta entre as alternativas apresentadas.
Com potência mecânica mantida constante pela máquina primária, o ângulo de carga para o gerador aumenta se a corrente de campo que excita a máquina aumentar pela ação de um operador. Se potência mecânica fornecida pela máquina primária decair devido a uma perturbação mecânica, o ângulo de carga aumenta para assegurar a potência elétrica que o gerador fornece ao sistema interligado. Se a potência mecânica que a máquina primária aumentar, a velocidade do gerador aumenta, aumentando por consequência a frequência do sistema interligado. Se a excitação de campo da máquina for reduzida pela ação de um operador, a tensão no barramento permanece inalterada, porém diminui o fluxo de energia reativa que a máquina fornece ao sistema. É correto apenas o que se afirma em: