LINGUÍSTICA I


Você aprendeu que a leitura de um texto se dá a partir do processo de decodificação. Uma das maiores  dificuldades do ensino da língua é  articular o conhecimento gramatical dos alunos  e a capacidade de ler e produzir textos coerentes. Portanto, é preciso colocar a gramática em prática para que os alunos consigam decodificá-la e poder concretizá-la em seu próprio texto.

 A respeito disso é correto afirmar que:

 I – É a partir  da interação entre o texto, o autor e o leitor que surgem as informações, que se despertam as  emoções de vivências anteriores, que contribuirão para a interpretação textual.

II - . Ler um texto é  desvendar  ou interpretar  operações linguístico-discursivas estrategicamente utilizadas na estruturação textual.

III - Decifrar um texto é ativar  um conjunto variado  de competências (linguísticas, semântico-pragmáticas e situacionais) para percorrer, de modo coerente, uma superfície discursiva orientada de um emissor para um receptor.

IV -  Com um conhecimento  somente  linguístico, essencialmente  gramatical, a leitura  de um texto torna-se incompreensível.

V – Para entender  um texto, é preciso estar atento ao emprego estratégico de elementos linguísticos e extralinguísticos de várias ordens, pois eles é que garantirão sua coerência.

 

Estão corretas as afirmativas.




  • II, III e IV.
  • II, IV e V.
  • I,III e IV.
  • I, IV e V.
  • I, II, III, IV e V.