PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS


A “condição estrutural” de um pavimento pode ser definida como um “retrato” composto por dois elementos. Quais são?




  • 1º A capacidade apresentada pelas camadas de solos e de materiais granulares de resistir às deformações elásticas e plásticas induzidas pelas cargas do tráfego 2º A integridade estrutural das camadas asfálticas e cimentadas, relacionadas ao grau e extensão do fissuramento existente.
  • 1º O tempo de construção da via - Idade 2º A capacidade portante da fundação em termos de esforços de tração.
  • 1º O comprimento do raio do espraiamanto das tensões do bulbo, abaixo da capa de rolagem, a pelo menos 45 cm. 2º O Fissuramento admitido em conformidade com o apresentado.
  • 1º O indice de suporte califórnia, medido durante a construção da via, com valores máximos admitidos de 10 % 2º A integridade das camadas de suporte, leito e sub-leito, relacionadas ao grau e extensão dos fissuramentos existentes.
  • 1º A delfexão medida por aparelho próprio, no eixo da rodovia/pista determinado previamente seu limite. 2º A rugosidade da capa de rolagem, medida por aparelho próprio, em confronto com os valores admissíveis.