ENADE - FORMAÇÃO GERAL


O primeiro impacto do novo coronavírus na economia global foi a paralisação das indústrias chinesas. De carros a iPhones, as cadeias de produção mais variadas espalhadas pelo planeta passaram a sofrer um choque inesperado, provocado pelo organismo microscópico que escapou do mercado de animais na cidade chinesa de Wuhan.

[...] A pandemia também revelou o risco da confiança nas cadeias globais de produção e fez ressurgir o protecionismo. Antes mesmo da crise do coronavírus, o governo Trump já promovia uma guerra comercial contra a China, cujo objetivo era o “desacoplamento” das duas economias que funcionaram como motor do crescimento global nas últimas décadas. As dificuldades práticas dessa meta ficaram óbvias quando a China se viu obrigada a interromper a produção, paralisando as cadeias globais.

 

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/2020/03/13/o-coronavirus-e-a-globalizacao.ghtml. Acesso 18 mar. 2020.

 

Conforme o texto a pandemia do coronavírus fez ressurgir o protecionismo. Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra com prioridade para a compra da produção interna.    Em relação ao protecionismo é correto afirmar.

 

O protecionismo é uma prática adotada por várias nações do planeta, como forma de inibir a livre concorrência dos produtos estrangeiros. O protecionismo pratica a taxação mais elevada sobre os produtos importados. O protecionismo se caracteriza pela adoção isolada ou conjunta de Barreiras fitozoossanitárias.

 

É correto o que se afirma em:




  • III, apenas.
  • I e III, apenas.
  • I, apenas.
  • I, II e III.
  • II, apenas.