FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E DE TRÁFEGO


Conforme AREMA – American Railway Engineering Association, são adotados os seguintes parâmetros: peso específico mínimo, resistência de rupturas, solubilidade do material, entre outros. Qual característica deve ser levada em consideração ao se tratar de matérias estranhas na composição do lastro?




  • Pedra britada, a mais recomendável, resistente, não sofre alterações nas suas características em contato com os agentes atmosféricos, permeável e permite alto nível de nivelamento do lastro.
  • Escória, material retirado da indústria siderúrgica e metalúrgica, alto nível de dureza e resistência de suporte, geralmente empregado nas proximidades de usinas.
  • As substâncias nocivas atuantes no material não devem ultrapassar 1%, torrões de argila, conforme método apresentado na ABNT da MB8.  
  • Absorção do material com uma amostra de 230 gramas (1/2 libras) mergulhada em água por aproximadamente 2 horas com o intuito de aumentar o peso não ultrapassando a 10 gramas/dm³.
  • O lastro tem o poder de manter a superfície contínua e uniforme por meio dos dormentes, não somente estrutural, mas de drenagem da superestrutura, nivelamento dos trilhos e resistência aos agentes atmosféricos.