TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO


Ana Maria é uma professora recém-formada no curso de Licenciatura realizado na modalidade a distância. Ao longo dos seus estudos ela desenvolveu habilidades para utilização de várias tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.

Ao iniciar suas atividades de estágio ficou extremamente empolgada para desenvolver atividades utilizando o computador na sua escola. Entretanto, a diretora alertou que somente com a presença do professor treinado pela Superintendência era permitida a utilização do laboratório de informática.

Considerando as modificações nas formas de aprender e ensinar promovidas pela sociedade da informação e das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), promoveram modificações na forma de distribuição das informações pela sociedade.




  • A utilização das TIC’s na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.
  • A utilização das TIC’s deve ser pensada considerando o seu contexto e sua proposta definida no projeto político-pedagógico da escola a fim de construir uma prática que promova a aprendizagem.
  •  As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade em equipamentos. 
  • A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para ensinar os alunos a utilizar o computador.
  • A utilização das TIC’s deve obedecer a hierarquia da escola.