SISTEMAS LOGÍSTICOS E DE SEGURANÇA


As boas práticas de armazenamento das mercadorias (que inclui as matérias-primas e os demais componentes de manutenção), quando alinhadas à edificação dos armazéns permitem evitar muitos tipos de acidentes de ordem técnica e humana. No Manual de Intralogística, “Sistemas e técnicas de movimentação e armazenagem de materiais”, Moura (2012) cita que a produtividade dos armazéns aumenta à medida que as condições de trabalho se tornam mais seguras.

 

Assim, o que deve ser padronizado para manter as características técnicas e de edificação dos armazéns? 

 




  • a ventilação; iluminação; proteção contra descargas atmosféricas; saídas de emergências; localização e acesso; materiais de construção; divisão das áreas; bacias de retenção; drenagem.
  • áreas de ventilação; fontes de perigo e de riscos; o prédio e todos os seus andares e portas; divisão das áreas; estantes e racks de armazenamento;; bacias de retenção; drenagem; ventilação; iluminação; proteção contra descargas atmosféricas.
  • áreas de ventilação; fontes de perigo e de riscos; o prédio e todos os seus andares e portas; divisão das áreas; bacias de retenção; drenagem; ventilação; iluminação; proteção contra descargas atmosféricas.
  • a iluminação; proteção contra descargas atmosféricas; e saídas de emergências; estantes e racks de armazenamento; materiais de construção; divisão das áreas; bacias de retenção; drenagem.
  • a localização e acesso; o prédio e todos os seus andares e portas; divisão das áreas; bacias de retenção; drenagem; ventilação; iluminação; proteção contra descargas atmosféricas.