SISTEMAS LOGÍSTICOS E DE SEGURANÇA


(Marque a única alternativa correta) Os principais riscos para os principais trabalhos na área dos armazéns e dos centros de distribuição podem ser separados conforme o tipo de trabalho, sendo eles, os trabalhos com: aparelhos de elevação e transporte de carga geral; cabrestantes; guinchos; gruas, pórticos e pontes rolantes; utilização de escadas, andaimes e outros tipos de plataformas; e empilhadeiras. Todo armazém ou centro de distribuição possui regras claras de segurança que servem como medidas de proteção e de prevenção.

 

Dentre as regras mais comuns e obrigatórias destaca-se a regra de "Movimentação de mercadorias". Avaliando as cinco definições a seguir, assinale a única que infere sobre a regra "Movimentação de mercadorias".




  • Esta regre exige que as instalações sejam projetadas de acordo com o tipo de mercadoria que será armazenada, os veículos de carga e os equipamentos de movimentação. Além disso, deve-se levar em consideração os fluxos de circulação de pessoas e de cargas (mercadorias). Diversos planos de mitigação e de prevenção deverão ser elaborados a fim de minimizar e até eliminar riscos das atividades laborais relacionados à intoxicação, incêndio, explosão, queda, choques e outros.
  • Todos os racks devem ser projetados com pilares fixos como medida de segurança e implementado sistema FIFO (first in first out – primeiro que entra primeiro que sai) para melhorar a circulação das cargas. Aconselha-se o agrupamento das mercadorias leves e pequenas nos níveis superiores dos racks e agrupamento das mercadorias soltas e pesadas nos níveis inferiores dos racks.
  • As mercadorias quando empilhadas de maneira errada, sem padronização, podem gerar acidentes graves, assim como o uso incorreto dos equipamentos de movimentação em velocidades acima do permitido, para atender prazos, e a desatenção dos funcionários durante as atividades do dia-a-dia.
  • Todo o armazém deve possuir sistemas de sinalização diferenciados e de iluminação adequada, tal como indica a NR 26. O objetivo desta regra é alertar condutores e pedestres e evitar acidentes. Ainda, a respeito de sinalização, as instalações elétricas devem ficar a meia distância entre racks consecutivas.
  • Todos os funcionários precisam receber treinamentos específicos de utilização, conservação e manutenção dos racks. Após validação do projeto de dimensionamento da capacidade máxima de armazenamento (que inclui peso) e implementação dos racks, todos na operação deverão respeitar os limites de operação que deverá estar identificado em toda a área de operação.